-
Arquitetos: Sabiá Arquitetos
- Área: 153 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
-
Fabricantes: Casa Franceza, Fabrinox, Kapor, Marcenaria Taniguchi, NS Brazil, Pedras Bellas Artes, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no bairro da Aclimação, SãoPaulo-SP.
No acesso principal foi solicitada uma sapateira para a retirada dos calçados ao entrar - ato que já era costume do casal há tempos. Com isso, foi configurada uma área semelhante a um genkan japonês, porém sem diferença de nível com o piso de madeira, com formato quadrado e em granilite verde [o mesmo aplicado na cozinha]. Pela posição de destaque, as juntas de dilatação necessárias no granilite foram também dispostas de modo especial, com um duplo quadrado - o menor paralelo às paredes inserido em outro maior, torcido.
O volume da sapateira, fechado com portas de tela de palhinha para garantir ventilação permanente em seu interior, é composto também por um pequeno nicho de aparador e um banco para auxiliar no calçamento. O lado oposto do volume, voltado para área entre sala e cozinha, recebeu portas de vidro e é utilizado como cristaleira.
Os dormitórios foram mantidos com ocupações específicas para cada ambiente: escritório, quarto do tatami e dormitório do casal. No escritório, a marcenaria colorida configura a área de trabalho com dois postos, além de uma bancada alta no centro para trabalhos manuais. O quarto do tatami foi ocupado somente com mobiliário baixo, partindo das dimensões das 3 peças de tatami no piso que conformam o espaço. O dormitório do casal, apesar de ter diminuído para favorecer o banheiro, mantém uma área confortável. Além dos armários, também foram desenhadas a cabeceira e a cama do casal, feitas em jequitibá maciço.
O corredor entre a sala de estar e a área íntima, antes bastante escuro, foi desmontado parcialmente, substituindo parte da parede por elemento vazado de madeira. O mobiliário da sala é integrado a esse elemento, compondo-se basicamente de uma estante baixa com portas de correr, que foram desenhadas com referência na imagem dos hoji japonês. Esse móvel baixo deixa o ambiente da sala livre e se estende até a cozinha.